Como fazer um TCC

Desta forma, se for necessário reler o texto, você o localizará facilmente. Mas, além disso, quando tiver que começar a escrever já terá o registro bibliográfico inserido no seu gerente e só terá que fazer o agendamento no editor de texto correspondente. Desde como fazer a metodologia de um TCC até como fazer um TCC grátis, você encontra tudo que precisa aqui! Ainda mais agora que todos estudam online!

Como fazer um projeto de TCC

Ao ler, faça anotações de tudo o que achar interessante. Toda a bibliografia que você localizou tem vários propósitos: por um lado, que você aprenda mais sobre o assunto; por outro lado, você pode usar o conhecimento de outras pessoas para criar o seu próprio.

Ao ler os artigos que selecionou, você terá ideias, verá frases muito boas que desejará usar como citação ou como argumento para qualquer uma de suas ideias … Dependendo da referência bibliográfica gerente que você usou, você pode usá-lo para isso. Mas, se você deseja um pouco mais de flexibilidade (em termos do tipo de documento com o qual trabalhar e mesmo quando deseja fazê-lo), recomendo que use um programa para gerenciar suas anotações. O que eu faço é o seguinte: se as notas que quero fazer (anotar ideias, sublinhar conceitos, trabalhar com páginas da web) estão online, eu uso o Evernote. Se eu quiser agrupar arquivos por ideias ou conceitos, para usá-los posteriormente como base bibliográfica, uso TagSpaces. Ambos permitem que você anote, agrupe, ordene …

Metodologia de um TCC

Agora você deve ter:

  • Uma boa bibliografia que é
  • Pronto para ser incluído, por marcação, em um editor de texto graças ao seu gerente.
  • Muitas anotações sobre ideias que ocorreram a você enquanto lia.
  • Um esquema mental do que você deseja.

Assim, a metodologia já sairá de forma natural. Coisas como fazer um slide para TCC e como fazer as considerações finais de um TCC são elementos secundários em comparação à metodologia e à escolha de tema de TCC.

Artigo para TCC

O que costumo fazer nesta fase é escrever, em um editor de texto, os títulos fundamentais que o texto terá. Não são os definitivos, pois é possível que as coisas mudem para melhor ou para pior, mas são o suficiente para fazer um esqueleto do que eu quero.

Como fazer um resumo de TCC

Eu preparo os estilos do documento. Desta forma, à medida que escrevo, coloco cabeçalhos, rodapés, cabeçalhos, legendas em tabelas e tabelas … guardo trabalhos futuros. Se aplico estilos a cada elemento do documento consigo, por um lado, ter tudo organizado e, por outro, poupar tempo ao automatizar o processo de criação de sumários, índices de tabelas, autores … Uma coisa que é geralmente não é feito prestar muita atenção ao escrever um trabalho e aprender como obter o máximo do editor de texto com o qual você trabalha. É o seu maior aliado, aprenda de cor como funciona.

Introdução de um TCC

Já comentei várias vezes que o ideal é você citar. Dessa forma, você não terá problemas com plágio futuro. Se for detectado plágio em um TCC, a suspensão será automática. Minha recomendação é que, uma vez terminado o processo de escrita, passe seu documento por um dos muitos programas que existem para detectar plágio. Isso o impedirá de corar na frente de um tribunal. E outra coisa: o tribunal geralmente faz o mesmo com todos os trabalhos.

Embora dependa de cada Corpo Docente, o normal é que o TCC tenha que se defender publicamente, perante uma banca. Isso envolve duas coisas: você tem que preparar uma apresentação e falar em público. É claro que tudo deve começar com a introdução do TCC.

A introdução deve conter tudo o que você precisa informar à banca antes de, de fato, começar a falar sobre o seu TCC.

Conclusão de um TCC

  • Use um dos muitos manuais que existem sobre apresentações.
  • Leve em consideração o tempo que você tem para falar e, a partir disso, determine a quantidade de slides que você deve fazer. Calcule um slide por minuto.
  • Não coloque muito texto nos slides. Eles devem ser scripts do que você vai comentar. Não sobrecarregue o tribunal com muito texto. Eles deveriam já ter lido seu trabalho.
  • Não tente fazer uma versão reduzida do seu TFG. Destaque o que é mais importante. Você terá que remover muitas coisas e priorizar outras.
  • As imagens sempre ajudam a entender as coisas. Usa-os.

Referencial teórico TCC

É claro que uma das coisas mais importantes de qualquer TCC é o referencial teórico, o que significa basicamente a quais autores, teorias e ideias você recorreu para falar sobre o que está falando no artigo.

Para fazer o referencial teórico, nunca deixe de fora nada do que você leu e entendeu a partir de outros autores e que tenha sido importante para a sua pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *