Como fazer um projeto de pesquisa

This image has an empty alt attribute; its file name is projeto-de-pesquisa-1024x787.png

A fase de busca e leitura da fonte é essencial, pois é nela que você deve estabelecer as bases de sua pesquisa e o referencial teórico no qual você vai se mover. Mas como a bibliografia é selecionada e onde é pesquisada? Vamos começar com o fácil: o Google é inútil. Uma advertência óbvia que ainda não foi repetida. Aqui explicaremos principalmente como fazer projeto de pesquisa para mestrado, explicando mais sobre a relação dos alunos com este tipo de trabalho.

Podemos dizer que o Google é um ótimo aliado para os projetos de pesquisa, mas o Google Scholar, o mecanismo de busca especializado em literatura científica, é ainda melhor! Também é necessário percorrer a biblioteca universitária uma (ou várias) e consultar, além dos livros, catálogos e bases de dados eletrônicas que estão disponíveis. Escolha materiais relacionados ao seu tópico. Para isso é preciso estar bem definido. Os critérios básicos para selecionar as fontes são o ano de publicação (quanto mais recente, melhor), a cobertura geográfica (dependendo se você está interessado em fontes locais, nacionais, internacionais …) e a cobertura de idioma.

Projeto de pesquisa para mestrado

Você pode se perguntar: “como fazer um bom projeto de pesquisa?”, então é hora de ler e refletir mais sobre esta questão. Mas não de forma simples. Não é lido sequencialmente: não é primeiro a introdução de um projeto de pesquisa e depois o resto. Uma vez organizado o índice, devemos ler os artigos de acordo com o conteúdo que levantamos e ir sublinhando as ideias que temos interesse em tirar desses autores. O especialista recomenda cadastrar o material que você tem interesse em manter de forma organizada para que possa citá-lo corretamente.

Para explicar qual é o cerne dos trabalhos finais, recorremos a uma citação famosa no mundo da pesquisa que muitas vezes é erroneamente atribuída a Isaac Newton, mas cujo autor é na verdade Bernardo de Chartres, um filósofo francês do século XII: “Somos anões empoleirados nos ombros de gigantes.” O professor abunda: “Vamos contar com o que os gigantes anteriores já descobriram para ir um pouco mais longe”.

Como fazer um pré projeto de pesquisa

Você tem que ler e mostrar que leu, sim, mas também tem que contribuir com sua própria visão. Crítico, reflexivo e com linguagem técnica. Não se trata apenas de juntar ou copiar uma série de frases de outros autores. Além das citações, o aluno deve agregar informações de sua própria colheita. Você tem que mostrar ao tribunal que é capaz de tirar conclusões e ideias. Além disso, é necessário dar um passo adiante e abrir a questão do que fazer agora? Nas conclusões, você tem que considerar quais novas perspectivas abrem seus resultados, o que pode ser explorado no futuro.

Metodologia de um projeto de pesquisa

Tutores e professores coincidem em apontar que os universitários têm dificuldade em discernir o que é e o que não é plágio. Deixando de lado quem está determinado a trapacear (e pagar para que outros façam o trabalho), a preocupação é especialmente generalizada porque a maioria dos campi usa software para detectar cópias. Ter organizado bem a leitura, com um registro das ideias que você deseja desenvolver, é essencial. Esta é uma decisão importante. Se esse processo de organização das informações não for bem realizado, surgem dúvidas, plágio e sobrecarga de alunos.

Referencial teórico do projeto de pesquisa

Então, primeiro, organize. Em seguida, aprenda como usar citações corretamente: como as referências bibliográficas devem ser incluídas em qualquer trabalho acadêmico. E, acima de tudo, lembre-se que um projeto final não pode ser um acúmulo de apontamentos após apontamentos, mesmo que estejam corretamente referenciados. Nós professores temos a responsabilidade de explicar aos alunos como construir seu próprio comentário com aspas, mas sendo muito honestos com a origem de suas ideias. O crítico é que: não desista de citar, mas também não se limite a isso. A partir dessas marcações, você tem que dar a sua contribuição .

Resumo de projeto de pesquisa

Em termos de projetos finais, existem diferenças entre alunos online ou presenciais e alunos de graduação ou mestrado. Os alunos à distância, que costumam ter um perfil mais elevado e vários anos de experiência profissional, são mais fluentes do que os jovens. São mais práticos e costumam ter as coisas muito claras. Eles consideram tanto para aplicá-lo em sua empresa ou para lançar sua própria ideia de negócio. Agora você já sabe quão fácil é a questão de como fazer um projeto de pesquisa para TCC!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *